Chat with us, powered by LiveChat Skip to main content

Câmeras de segurança: Curitiba vai gastar R$ 900 mil para evitar furtos em escolas e creches

Câmeras de segurança começaram a ser instaladas em escolas e creches de Curitiba para evitar furtos, roubos e atos de vandalismo. A prefeitura vai gastar R$ 900 mil com os equipamentos. Ao todo, 64 unidades que não contavam com câmeras de segurança passarão a ter monitoramento em vídeo.

O objetivo é coibir crimes contra o patrimônio público. Atos desse tipo são parte da rotina de algumas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Só no ano passado foram 872 ocorrências de arrombamentos, furtos, roubos e atos de vandalismo nestes espaços.

De acordo com dados do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação, apenas o CMEI da Vila Verde, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), registrou mais de uma ocorrência por mês – ao todo, só em 2018, foram 15 ocorrências.

Este Centro está na lista de unidades em áreas consideradas “vulneráveis”, com histórico de furtos de cabos de energia elétrica, cilindros de gás e de vandalismo. Segundo a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize, uma equipe vai acompanhar em tempo real o funcionamento do sistema.

“Os equipamentos vão contar com câmeras analíticas de vídeo, além do monitoramento via sistema de segurança on-line. Com isso, ações de furtos e vandalismos são abordadas em tempo real”, explicou.

Além de câmeras de segurança, rondas intensificadas

Além disso, as rondas escolares da Guarda Municipal também serão intensificadas. Segundo o superintendente Executivo da SME, Oséias Santos de Oliveira, as 64 unidades escolares municipais vão receber câmeras de segurança ao longo do recesso escolar de julho, que vai até próximo dia 22.

“Vamos coibir as ações de vandalismo para investir o dinheiro gasto nos consertos e reparos em melhorias dos espaços escolares”, afirmou.

Denuncie o vandalismo em escolas e creches

Os cidadãos podem denunciar atos de vandalismo contra escolas e CMEIs pelo telefone 153 da Guarda Municipal. Além disso, é possível ligar para a empresa G5, contratada pela Secretaria da Educação para o serviço de monitoramento interno (áreas cobertas por sensores), por meio do telefone: (41) 3045-7940.

Fonte: https://paranaportal.uol.com.br/cidades/cameras-de-seguranca-escolas-e-creches/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *